Em 2021, Paraná respondeu por um terço da carne de frango inspecionada produzida no Brasil

Publicado em 18/03/2022 11:37

Em 2021, com o abate de 2 bilhões de cabeças de frango – das quais resultaram 4,5 milhões de toneladas de carne – o Paraná respondeu por pouco mais de um terço (33,39%) do abate inspecionado de carne de frango, aumentando em 2% sua participação no total abatido nacionalmente sob inspeção. Para dar melhor ideia do que isso representou basta citar que a produção somada dos outros três maiores produtores (depois do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo) correspondeu a 36,5% do total.

Os dados são do IBGE e mostram que a inspeção está presente em 25 das 27 Unidades Federativas brasileiras (UFs). Ou seja, apenas Amapá e Roraima operam sem inspeção.

Entre as 17 UFs cujos resultados foram divulgados (em oito delas os números foram omitidos, por conterem apenas um estabelecimento inspecionado) em somente cinco (25% do total) o volume de carne de frango recuou em relação a 2020. Mas isso não influenciou a produção global, já que o total produzido no ano aumentou 6%.

Sob esse aspecto, vale menção especial ao Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, cujo volume aumentou, respectivamente, 8,14%, 17,91% e 6,11%. Somado, o adicional produzido pelos três estados correspondeu a quase 77% do aumento de (quase) 828 mil toneladas registrado em 2021.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)