São Paulo e Minas encerraram 2ª semana de março com novos reajustes no frango vivo
O frango vivo que está sendo processado nesta segunda-feira (14) no interior paulista foi negociado no sábado (12) por R$5,80/kg, valor registrado também em Minas Gerais.
Em São Paulo o frango vivo voltou a registrar duas correções sucessivas de 10 centavos cada na sexta-feira e no próprio sábado. Já em Minas houve apenas uma correção, na sexta-feira. Mas como foi de 20 centavos, o preço local permanece igual ao dos paulistas.
O fato – raro na história do setor – é que em nove dos dez primeiros dias de negócios de março o frango vivo negociado no interior paulista obteve correções diárias de 10 centavos cada. Assim, completou a segunda semana do mês negociado por valor 18,37% superior ao registrado no encerramento de fevereiro, índice que se aplica também à variação mensal já que a cotação anterior, de R$4,90/kg vigorou por todo o mês passado.
Em Minas, o frango vivo obteve duas correções a menos que São Paulo – sete, ao todo. Elas, porém, foram mais incisivas. Assim, após um reajuste tímido de cinco centavos e dois outros de 10 centavos cada, ocorreram no período outros dois reajustes de 15 centavos e mais dois de 20 centavos. Com isso, após abrir março valendo 5 centavos menos que o de São Paulo, o preço do frango vivo de Minas igualou-se ao dos paulistas.
Como é normal, com o fim da primeira quinzena os negócios no varejo tendem a desacelerar. Em um primeiro momento, porém, é pouco provável que isso interfira no mercado do frango vivo, pois sua oferta permanece limitada. Nesse contexto, a perspectiva de novos ajustes não pode ser descartada.