Itália nomeia comissário para lidar com surto de peste suína
O governo italiano nomeou um comissário especial nesta sexta-feira para coordenar medidas destinadas a eliminar um surto de peste suína africana, disse o gabinete do primeiro-ministro em comunicado nesta sexta-feira.
“O plano visa erradicar a peste suína africana nos javalis em território nacional e prevenir a sua propagação entre os suínos de criação, de forma a garantir a proteção da saúde animal, do sistema produtivo nacional e das exportações”, refere o comunicado.
O governo deu às regiões 30 dias para elaborar seus próprios esquemas para combater a doença mortal dos porcos, que foi descoberta no nordeste da Itália no início do ano.
A peste suína africana é inofensiva para os seres humanos, mas muitas vezes fatal para os porcos, levando a perdas financeiras para os agricultores. Originou-se na África antes de se espalhar para a Europa e a Ásia e matou centenas de milhões de porcos em todo o mundo.
O Ministério da Agricultura da China anunciou no mês passado que estava suspendendo as importações de carne suína da Itália por causa do surto.
Leia mais:
+ Peste suína africana encontrada em javalis na Itália, diz governo regional
+ Itália proíbe caça e outras atividades em regiões atingidas pela peste suína africana
+ Itália toma mais medidas para conter surto de peste suína africana
+ China suspende importações de carne suína da Itália devido a caso de peste suína africana