EUA registram gripe aviária em perus, 1º caso em criação comercial desde 2020

Publicado em 09/02/2022 16:25

CHICAGO (Reuters) – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) relatou nesta quarta-feira um surto de gripe aviária altamente patogênica em uma criação de perus em Indiana, o primeiro caso do país em uma operação comercial de aves desde 2020.

Casos da doença podem prejudicar o setor agrícola dos EUA porque as aves são mortas e os parceiros comerciais podem limitar as importações de áreas infectadas. A China disse na segunda-feira que proibiu as importações de aves da Espanha e da Moldávia devido a surtos.

A gripe aviária não apresenta uma preocupação imediata para saúde pública, disse o USDA. Mas o grupo de perus infectados no condado de Dubois, Indiana, no sul do Estado, sofreu um aumento na mortalidade, segundo o departamento.

Indiana disse que a cepa do vírus era H5N1 e que foi o primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica no Estado em aves comerciais desde 2016. A cepa H5N1 também foi encontrada em aves selvagens ao longo da costa leste dos EUA este ano.

As autoridades de Indiana colocaram em quarentena a fazenda infectada e as aves da propriedade foram abatidas para evitar que a doença se espalhasse, disse o USDA. As aves do bando não entrarão no sistema alimentar.

Autoridades federais e estaduais disseram que estão procurando sinais de infecções na região.

(Reportagem de Tom Polansek)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)