Biosseguridade na produção de suínos e aves é destaque da Embrapa Suínos e Aves na Coopavel 2022

Publicado em 07/02/2022 08:22
No “Espaço da Biosseguridade” serão apresentadas as principais orientações e informações para manter as granjas protegidas de patógenos que afetam a sanidade dos rebanhos. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais

A temática da biosseguridade na produção de aves e suínos, com especial atenção à sanidade dos rebanhos, é o que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel, que ocorre de 07 a 11 de fevereiro em Cascavel-PR. O tema será também discutido em Fórum com a Ocepar. 

No “Espaço da Biosseguridade” serão apresentadas as principais orientações e informações para manter as granjas protegidas de patógenos que afetam a sanidade dos rebanhos. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos e que trazem prejuízos enormes, sejam de ordem de saúde animal, seja econômico.

Em menos de 15 anos, doenças importantes ameaçaram a produção de suínos e de aves no mundo e exigiram dos produtores a adoção de medidas de biosseguridade para controle, erradicação e proteção de seus rebanhos. A maioria das enfermidades foi causada por vírus, alguns zoonóticos (transmissíveis entre humanos e animais), outros não. Um exemplo foi a gripe aviária, causada pelo vírus da influenza aviária H5N1, em 2005, e a gripe suína, em 2009, causado por vírus da Influenza A, o H1N1. Ambos provocam doenças respiratórias em animais e humanos.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves reforçam que a adoção de algumas medidas, como a cerca periférica de isolamento e a troca de roupa e calçados antes de entrar em uma unidade produtiva, ajuda a manter a saúde dos animais e mitigar riscos de contaminação e disseminação de agentes infecciosos, medidas fundamentais no controle de enfermidades e obtenção de alimento seguro para os humanos.

Neste espaço na Casa da Embrapa serão apresentadas também, dentro da abordagem de biosseguridade, rotas tecnológicas para a destinação de animais mortos nas propriedades e o impacto do controle de javalis na produção de suínos.

Fórum – No dia 08, das 13 às 15 horas, a Embrapa realizará o Fórum de Sanidade de Aves e Suínos: Biosseguridade como potencial de produção, com palestras de especialistas. O objetivo do evento é o de divulgar informações técnicas sobre biosseguridade na produção de suínos e aves com ênfase na sanidade animal. O Fórum será realizado na Casa Paraná Cooperativa, do Sistema Ocepar, parceiro na realização. A programação terá quatro palestras abordando o tema, com espaço para discussão.

Programação completa: 

13h às 13h15: Abertura

13h15 às 14h: Biosseguridade: pontos-chaves dentro e fora das granjas de suínos e

de aves - Danielle Gava e Luizinho Caron (Embrapa Suínos e Aves)

14h às 14h20: O impacto do javali na biosseguridade da produção suína - Virgínia

Santiago Silva (Embrapa Suínos e Aves)

14h20 às 14h40: Destinação de animais mortos: rotas seguras - Everton Krabbe

(Embrapa Suínos e Aves)

14h40 às 15h10: Debate e perguntas

Links - Clique abaixo e confira algumas recomendações da Embrapa. 

Aves  Suínos 

Energia no Campo - Outra ação da Embrapa na Coopavel ocorre no Espaço Impulso, onde serão realizados encontros promovidos pelo Programa Renova-PR. Serão três dias de troca e aprendizados sobre as novidades do setor de energia no campo. De segunda a quarta-feira, os parceiros estarão disponíveis para discutir novas ideias e firmar parcerias capazes de impulsionar ainda mais o mercado de energia e incentivar o uso do biogás no agronegócio.

Na segunda, dia 07, das 13 ás 14 horas, o analista Ricardo Steinmetz participa da discussão sobre Energia no campo: Bovinocultura e Suinocultura. Já no dia 08, o pesquisador Airton Kunz participa na discussão Energia no Campo: Avicultura.

O encontro será transmitido também pelo youtube no link https://www.youtube.com/user/ptibrasil

A ação tem a parceria do Governo do Estado do Paraná (SEAB e IDR); Embrapa Suínos e Aves; PTI; CIBiogás, POD - Programa Oeste em Desenvolvimento e do Sistema Ocepar.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conbrasul 2025 vai reunir principais empresas do setor em Gramado, RS Conbrasul 2025 vai reunir principais empresas do setor em Gramado, RS
Índia relata oito surtos de gripe aviária em Andhra Pradesh
Sergipe intensifica ações para manter plantel de suínos livre de doenças
Cotações estáveis para o mercado do frango nesta sexta-feira (28)
Suínos: cotações se acomodam nesta sexta-feira (28)
Publicada portaria que suspende eventos e criação de aves ao ar livre como medida preventiva da Gripe Aviária