Reuters: Suinocultores alemães desistem da atividade com preços e demanda em baixa

Publicado em 22/12/2021 08:34

O número de suínos nas fazendas alemãs caiu para o menor em 25 anos e mais produtores estão desistindo da criação de suínos devido à fraca demanda e aos baixos preços da carne suína, disse o escritório nacional de estatísticas da Alemanha na quarta-feira (21).

O número de animais nas fazendas alemãs em novembro de 2021 caiu 9,4% no ano, para cerca de 2,45 milhões de animais, disse a agência, o menor desde 1996.

Cerca de 18.800 fazendas alemãs estavam envolvidas na produção de suínos em novembro, queda de 7,8% no ano. O número de fazendas de suínos caiu 39,1% nos últimos dez anos.

“Os motivos incluem a baixa demanda dos varejistas e de exportação, juntamente com os baixos preços da carne suína”, disse o escritório.

O mercado de carne suína da Alemanha sofreu este ano com a interrupção contínua das exportações da peste suína africana (PSA), bloqueios antipandêmicos que reduziram a demanda em restaurantes, varejo e setor de hospitalidade, além de uma tendência geral de afastamento do consumo de carne.

A China e outros compradores proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi confirmado em javalis no leste da Alemanha, perto da fronteira com a Polônia, mas as vendas de carne suína alemã na Europa continuam.

Os preços dos suínos alemães praticamente não mudaram este ano, atualmente em torno de 1,23 euros o quilo de peso de abate. Mas isso é bem abaixo dos 1,47 euros o quilo antes do primeiro caso do ASF em setembro de 2020.

Cortar o número de javalis será crítico para combater a PSA na Alemanha, disse o recém-nomeado ministro da Agricultura do país na semana passada.

Já ocorreram cerca de 3.010 casos de PSA em javalis nos estados de Brandemburgo, Saxônia e Mecklenburg-Vorpommern, todos perto da fronteira com a Polônia, onde javalis vindos da Polônia ajudaram a espalhar a peste suína.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)