Segundo dados do IBGE, produção de ovos de consumo pode crescer até 1,3% em 2021

Publicado em 11/11/2021 09:43

A pesquisa nacional da produção de ovos realizada pelo IBGE, embora não contemplando a totalidade da produção por pesquisar apenas estabelecimentos com capacidade de alojamento de pelo menos 10 mil galinhas, permite a oportunidade de acompanhar a evolução produtiva da avicultura de postura comercial em maior escala.

Os dados divulgados até o primeiro semestre mostram que o período indicou crescimento um pouco superior a 1%, enquanto nos últimos doze meses - julho de 2020 a junho de 2021 - mostrou índice de crescimento um pouco superior, mas abaixo dos 2%.

Considerando a representatividade do segundo semestre no último biênio, o volume projetado para este segundo semestre pode atingir 1,647 mil toneladas, significando a possibilidade de total anual de 3,242 mil toneladas e crescimento na casa dos 1,3% sobre o ano anterior.

O volume projetado aponta para um volume próximo de 39 bilhões de ovos, apontando para um consumo de 182 ovos por habitante. A Associação Brasileira de Proteína Animal em suas projeções aponta que o consumo pode atingir 255 ovos por habitante no decorrer deste ano. Assim, o total levantado dentro dos critérios estabelecidos pelo IBGE atinge apenas 71% do volume produzido nacionalmente a partir do levantamento realizado pela ABPA.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
undefined