Desempenho do ovo em outubro e nos 10 primeiros meses de 2021

Publicado em 01/11/2021 09:32

Após atingir valor recorde em agosto, o preço do ovo recuou pelo segundo mês consecutivo. Mas ainda que o preço registrado em outubro tenha sido inferior ao dos últimos cinco meses, correspondendo ao terceiro menor valor de 2021, a queda em relação ao mês anterior foi mínima, inferior a 1%, indicando estabilidade para o produto.

Estabilidade, por sinal, é algo que se destaca no mercado desde fevereiro passado. Pois, nos nove meses desde então decorridos, a variação entre os preços mínimo e máximo foi de apenas 14,2% contra, por exemplo, 45% de variação no mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, o preço médio desses nove meses foi 30% superior à média de idêntico período anterior.

Em relação a outubro de 2020, o valor médio do mês passado foi cerca de 35% superior, índice que pode levar os menos afeitos ao setor a concluírem que se trata de um excelente rendimento, sobretudo se considerado que o milho, principal matéria-prima e grande queixa do setor, registrou nestes 12 meses variação de não mais que 25%.

A questão, porém, não é tão simplificável assim. Porque os preços do milho começaram a explodir bem antes de outubro de 2020. O ideal, por isso, é contrapor os preços atuais à média registrada no comportamento normal de 2019. E, neste caso, constata-se que, frente a uma evolução de 57% do ovo, os preços do milho mais do que dobraram, registrando aumento de 122%. Ou seja: as dificuldades do produtor de ovos persistem.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)