Poder de compra do frango vivo em relação ao milho é o maior em 13 meses; porém...

Publicado em 29/10/2021 09:17

Como o frango vivo permanece com a cotação inalterada desde meados de julho passado e sua principal matéria-prima - o milho - opostamente, registra queda de preço pelo segundo mês consecutivo, o poder de compra da ave no tocante ao grão voltou a registrar novo aumento, atingindo o maior nível dos últimos 13 meses.

Demonstrando (embora com dados preliminares): em outubro, uma tonelada de frango vivo possibilitou adquirir 3,850 toneladas de milho, volume que representa aumento de 2% sobre o mês anterior e de 12,5% sobre outubro do ano passado.

Tal recuperação, entretanto, não é ocorrência recente: começou no mês de maio, depois de ter atingido o “fundo do poço histórico” no mês anterior. Então, uma tonelada de frango vivo adquiriu pouco mais de 2,8 toneladas do grão, ou seja, mais de uma tonelada a menos que neste mês. De lá para cá, o poder aquisitivo do frango vivo aumentou 37%.

Tal ganho, no entanto, não tem – ao menos até aqui – o menor significado, pois, na média dos 10 primeiros meses de 2021, o frango vivo continua registrando o menor poder aquisitivo dos últimos 10 anos.

Em outras palavras, entre janeiro e outubro uma tonelada de frango vivo possibilitou adquirir, em média, 3,289 toneladas de milho, volume 9% menor que o registrado na média dos 12 meses de 2020.

Comparativamente ao volume médio dos oito anos transcorridos entre 2012 e 2019 (perto de 4,660 toneladas de milho, antes que o preço do milho fosse dolarizado) a quantidade adquirível no corrente exercício vem sendo quase 30% menor. Ou, visto por outro ângulo, para adquirir em 2021 a mesma quantidade de milho dos oito anos mencionados o setor precisou de um volume de frangos vivos quase 42% maior.

Notar, ainda (gráfico abaixo), que em relação às duas crises anteriores dos últimos 10 anos (a de 2012, quando o Brasil e o mundo enfrentaram sérios problemas econômicos; e a de 2016, quando ocorreu quebra de safra), o volume atual é, respectivamente, 18% e 14% inferior.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)