Reino Unido, sozinho, importa mais carne de frango que os 27 países da União Europeia

Publicado em 15/10/2021 07:52

Novos estudos de mercado do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugerem que 70% dos 10 maiores importadores mundiais de carne de frango tendem, no corrente exercício, a adquirir externamente volume menor que em 2020.

As exceções são Japão, México e Filipinas. Mas em volume adicional insuficiente para reverter a perspectiva de queda das importações, estimada em quase 4% entre os 10 primeiros países/blocos listados pelo USDA e em 2,40% quando consideradas as importações globais.

Essa perspectiva muda ao tomar-se como base as importações previstas para 2021, pois a sinalização é a de que apenas um país (África do Sul) deve, no ano que vem, importar menos que no corrente exercício. Ainda assim, China, União Europeia, Arábia Saudita, Iraque e a já citada África do Sul tendem a fechar 2022 com um volume ainda inferior ao do ano passado – o que, por sua vez, pode fazer com que o total importado pelos “top ten” em 2022 permaneça quase meio por cento abaixo do importado em 2020.

Mas o que chama a atenção na relação divulgada pelo USDA é o fato de o Reino Unido (antes do Brexit, 28º integrante da União Europeia) importar volume de carne de frango maior que o dos remanescentes 27 membros da UE. Aliás, enquanto a União Europeia tende a reduzir suas importações em quase 7% no biênio 2020/2022, o Reino Unido tende a ampliá-las em 1,66%.

Observação final: em suas estimativas, o USDA exclui as importações de pés/patas de frango. Assim, o mais provável é que a China (grande consumidora desse item) importe, no total, volume maior que o apontado para o Japão.
 

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)