Com preço do milho elevado, custos de produção de suínos e aves se mantêm em elevação, mostra Embrapa

Publicado em 16/09/2021 14:01

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) referente a agosto, e os dados mostram alta nos cutos de produção, com destaque para aves que teve o aumento mais expressivo no período. De acordo com o levantamento, em relação a julho, houve aumento de 1,68%, no ICP frango atingindo 407,53. 

Conforme explica o analista da SAFRAS & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o produtor continua sentindo no bolso os impactos com a nutrição animal, principalmente com a elevação do milho nos últimos meses.

"É um dos aspectos mais importantes. O segundo é o custo de energia elétrica. O frango é um animal muito sensível, então precisa de um equílibro para não haver grandes prejuízos na grande", afirma o especialista. 
 

Fonte: Embrapa

No caso da suinocultura, o levantamento apontou alta de 0,18% em relação ao mês anterior com o IPC suíno atingindo 407,15. "Em 2021, o grande vilão em relação a custos, tanto para avicultura tanto para suinocultura, se chama nutrição animal. O milho é a principal fonte de energia no mercado. Temos substituto, mas não na disponibilidade que o milho normalmente tem", acrescenta Fernando. 

O especialista complementa ainda que a elevação nos custos continuará sendo observada pelo setor até, pelo menos, o final de 2021. "Não é exclusividade da suinocultura, avicultura ou da pecuária, é uma questão que envolve todas as cadeias produtivas, que é uma consequência da inflação, não tem muito como escapar disso. A importação de milho é uma necessidade nesse momento, mas é uma operação cara e isso é custo", finaliza. 
 

Fonte: Embrapa

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)