Ovo x Milho: menor capacidade aquisitiva dos últimos sete anos

Publicado em 08/09/2021 08:00

O preço médio diário da caixa de ovos brancos (extra, granel, na granja) em São Paulo quando relacionado à sua principal matéria-prima mostra expressiva retração no poder aquisitivo do avicultor.

O preço médio diário aponta que, atualmente, o produtor de ovos consegue adquirir 1,26 saca de milho e, embora apresente recuperação em relação ao mesmo período do ano passado quando foi possível adquirir somente 1,09 saca de milho, não representa a realidade do mercado e isso fica bem evidente na comparação com o período de 2019 quando atingiu 1,71 saca de milho.

Relação anual deixa ainda mais evidenciado as perdas dos produtores de ovos: o preço médio acumulado de ambos os produtos aponta que o avicultor adquiriu pouco mais de uma saca de milho com a comercialização de uma caixa de ovos, volume bem inferior ao adquirido nos anos anteriores. Em relação ao ano passado, representa 17,4% de redução na capacidade aquisitiva, enquanto na comparação com o maior volume adquiriu 2,25 sacas de milho, significando perda de 52,3% na capacidade aquisitiva.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas