Ovos: plantel produtivo apresenta retração gradativa até o encerramento do ano
No decorrer do segundo semestre o plantel de galinhas para produção de ovos comerciais brancos e vermelhos vai apresentar retrocesso contínuo.
O plantel instalado (desconsiderados a mortalidade) chegará ao final de 2021 com volume de cabeças equivalendo a reduções de 3,8% sobre o instalado no decorrer deste mês de agosto e de quase 8% em comparação com dezembro de 2020. O total de 116,8 milhões de cabeças significará o retorno ao mesmo plantel verificado no bimestre abril/maio de 2020.
Essa queda no plantel em produção é consequência direta das dificuldades enfrentadas pela avicultura de postura comercial diante dos excepcionais preços alcançados pelo milho e farelo de soja que deixaram a atividade de postura comercial sem condições de manter o status produtivo.
A redução no plantel deve manter a produção de ovos mais restrita e, com isso, os preços tendem a se manter em níveis mais elevados. Mesmo assim, será difícil recuperar totalmente a saúde financeira das empresas porque as matérias-primas básicas também irão permanecer em altos patamares, mantendo elevado o custo de produção.