Greve de avicultores da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) chega ao fim

Publicado em 18/06/2021 11:55 e atualizado em 18/06/2021 12:31
Após reunião entre produtores e empresa, foi feito acordo de reajuste nos preços pagos aos avicultores e alojamentos serão retomados na próxima semana

A paralisação de cerca de 70% dos avicultores integrados à BRF de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, chega ao fim nesta sexta-feira (18). Segundo informações do diretor executivo da Associação dos Produtores de Proteína Animal (Appa), Pablo Artifon, na manhã de hoje houve reunião entre os produtores e a empresa, formando acordo de reajuste positivo nos preços pagos aos avicultores. A Assessoria de imprensa da companhia foi questionada sobre um posicionamento a respeito do caso, mas até o momento, não há nenhum comunicado.

Leia Mais:

+ Sem acordo, integrados à BRF de Lucas do Rio Verde (MT) devem suspender alojamentos de aves na segunda-feira (14)

Leia Mais:

+ Avicultores de Lucas do Rio Verde (MT) se reúnem com BRF para discutir paralisação

O movimento de greve foi iniciado na segunda-feira (14), unindo cerca de 480 de 700 aviários integrados à companhia. No total, são alojadas por todos os aviários 450 mil aves/dia. 

Artifon afirma que a greve se deu pela falta de acordo com a BRF em estabelecer reajustes positivos que façam com que os avicultores tenham renda semelhante à proporção de rentabilidade do início de 2020.

Na reunião entre as partes nesta sexta-feira (18), foi feito um acordo de reajuste nos preços, e os alojamentos retomarão o ritmo normal a partir de segunda-feira (21), de acordo com o diretor executivo da APPA.

"Conquistamos não só o aumento de 8% a 11% do preço do frango, mas também fcom que a BRF aplicasse e pagasse essa diferença na renda padrão de todos os lotes abatidos desde 1º de janeiro", disse Artifon. 

Ele explica ainda que os novos preços serão aplicados a partir de 1º de julho, e o retroativo vai computar todos os lotes abatidos no primeiro semestre de 2021 em cada uma das modalidades com a diferença de renda padrão entre delas.

"Na quarta-feira (23) às 13h30, a gente vai sentar com a BRF para definir e tornar claro e transparente esse racional de qual é a diferença de valor de cada um dos lotes. Não é simples como parece, não é só colocar o aumento do preço. O contrato e a formação de renda de cada lote tem ajustes que precisam ser contemplados", afirmou Artifon. 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos