VBP do frango: evolução regional entre 2012 e 2021
Pelas projeções da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do MAPA, o Valor Bruto da Produção (VBP) do frango na Região Sul em 2021deve corresponder a 59,5% do VBP nacional do produto, índice que representa aumento de 1,7% sobre o VBP de 58,5% registrado em 2012.
Frente ao espaço de tempo transcorrido – nove anos – a mudança na participação sulina pode ser considerada pouco significativa. Não é, porém o que ocorre nas demais Regiões do País.
Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, perdem participação – de 4,4% e quase 5,5%, respectivamente. Ou seja: como a expansão no Sul foi moderada e no Centro-Oeste e Sudeste mais aguda, as duas Regiões remanescentes apresentaram expansão. E, aí sim, bastante significativa.
Dessa forma, o VBP do frango no Nordeste tende a completar 2021 com um valor que representa incremento regional de quase 9%. Bem mais expressivo, no entanto, é o aumento de participação da Região Norte – inferior a 1% em 2012, próximo de 1,5% em 2021. Ou, um aumento de participação de mais de 50% em nove anos.
Neste caso, não há detalhes quanto à contribuição de cada estado da Região Norte para o VBP regional do frango. Mas tudo indica que a expansão registrada se deve sobretudo a Roraima (estado que vem exportando volume de carne de frango quase igual ao do Espírito Santo) e a Tocantins (onde a avicultura vem sendo incentivada pelo governo local).