Ovos: mercado sem perspectivas e com excedentes, impõe nova baixa de preços aos produtores
Sem perspectivas animadoras no curto prazo, os negócios realizados com ovos brancos e vermelhos apresentaram novas baixas no último dia de negócios do segundo decêndio.
Com a nova baixa – 2ª da semana, 5ª do mês, 22ª do ano – o preço médio diário aponta redução de 8,2% sobre o valor recebido na abertura do mês, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado ainda apresenta índice positivo de 5,2%.
A destacar que o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos na base inicial de produção alcança valor de R$95,00, bem abaixo do necessário para adquirir uma saca de milho, na casa dos R$108,00. E o significado disso são enormes prejuízos para o principal protagonista da atividade de postura comercial.
Como o mercado de ovos segue desajustado, negócios diversos devem continuar sendo realizados de acordo com as necessidades de compradores e vendedores em dar vazão aos seus estoques. Com isso, os preços ainda podem sofrer novo decréscimo no último dia de fechamentos da semana.