Ovo x Milho: poder de compra do avicultor apresenta nova desvalorização em abril

Publicado em 06/05/2021 08:27

Em abril o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou desvalorização de 0,6% sobre o mês de março, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado apresentou índice positivo de 9,1%.

A saca de milho, por sua vez, apontou valorização de 7% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento acentuado de quase 80%.

Com a desvalorização mensal na caixa de ovos e aumento no valor de aquisição da saca de milho, houve nova piora no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

Assim, enquanto em março foram necessárias 14,8 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em abril essa quantidade subiu para quase 16 caixas, significando piora de 7,2% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 9,7 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 39,3%. Ou, 38,7% em relação à média histórica de 9,8 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de maio apontam para uma necessidade de 16,8 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando perdas que permanecem expressivas em relação ao mês anterior, ao ano passado e à média histórica.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano