O preço do frango resfriado; na União Europeia, nos EUA e no Brasil

Publicado em 14/04/2021 08:09

Abaixo, reprodução de gráfico publicado pela Comunidade Europeia apontando a evolução dos preços internos do frango resfriado na União Europeia (média ponderada de 26 países), EUA e Brasil.

O gráfico, abrangendo um período de 26 meses (janeiro de 2019 a fevereiro de 2021), mostra que a primeira onda da Covid-19 (março-abril de 2020) afetou sobretudo o frango norte-americano que, na ocasião, chegou a registrar preços inferiores aos do Brasil.

De toda forma, no decorrer do período analisado, o produto dos EUA obteve valor médio de 173,25 euros para cada 100 kg comercializados, enquanto a média brasileira ficou em 98,74 euros.

Porém, o melhor resultado fica com os europeus: 196,93 euros/100 kg, quase dois mil euros por tonelada. Ou, na conversão para a moeda brasileira, mais de R$13 mil por tonelada.

De toda forma, não cabem comparações entre os três representados, pois suas economias são bastante diferentes entre si. O que não impede de concluir que o produto brasileiro está tremendamente barato.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas