Aurora vai investir R$500 mi em 2021, espera ampliar exportação para China
A terceira maior processadora de carne do país, Aurora, planeja investir 500 milhões de reais em 2021, principalmente para aumentar capacidade de produção de carne de frango, afirmou o presidente da cooperativa, Neivor Canton.
Segundo ele, a Aurora pretende expandir a capacidade de processamento de carne de frango em 20% em dois anos e está pedindo licenças para exportar mais carne suína e de frango para a China, esperando ter mais três fábricas autorizadas em breve.
A Aurora processa cerca de 6 mil toneladas de proteína animal diariamente e exporta cerca de um terço disso, disse o executivo.
A cooperativa, que tem sede no sul do Brasil, usa 160 mil toneladas de milho para alimentar porcos e galinhas a cada mês. No momento, está enfrentando uma alta nos preços dos grãos que tornou os preços domésticos do milho "absurdos" e não mostra sinais de queda, disse Canton.
Apesar do aumento de custo nos últimos meses, a Aurora registrou vendas operacionais recordes em 2020 devido às fortes exportações.
O presidente da Aurora espera fortalecer ainda mais os laços comerciais com a China, já que o cliente asiático ainda luta contra os efeitos da peste suína africana, que tem ajudado os negócios dos exportadores brasileiros.
Canton disse que a dependência da China das importações de alimentos brasileiros serviu para ajustar o abastecimento doméstico de carne e ajudou a aumentar os preços dos produtos, impulsionando os resultados da Aurora e ajudando o setor de carnes durante a pandemia.
Para aumentar as exportações, a Aurora está atualmente buscando três novas licenças de exportação da China, incluindo duas para frangos em Santa Catarina e uma para uma fábrica de suínos em Mato Grosso do Sul, disse Canton.