Para USDA, em 2021 produção de carne suína volta a superar a de carne de frango

Publicado em 10/02/2021 09:00

Nas projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em 2021 a carne suína volta a ser a carne mais produzida no mundo.

Supera novamente, pois, a carne de frango que, por uma diferença próxima de 3%, ocupou em 2020 o topo na produção mundial de carnes (os resultados preliminares do USDA para o ano que passou indicam que, do volume total das três carnes produzidas mundialmente – pouco mais de 258 milhões de toneladas – a de frango respondeu por cerca de 39% do total, a suína por 38% e a bovina por 23%).

A retomada do posto, naturalmente, é reflexo da recuperação de produção que vem sendo obtida pela China, mas resultado também do aumento de produção em outros países. Caso, por exemplo, do Brasil, que deve aumentar a produção de carne suína em pelo menos 3%.

De qualquer forma, porém, a presença da carne suína no primeiro lugar é temporária. Pois, como apontam os dados do USDA, antes mesmo da ocorrência dos surtos de Peste Suína Africana, o produto vinha registrando evolução anual inferior à da carne de frango.

Entre 2011 e 2017, por exemplo, frente a uma expansão de 19% da carne de frango (média de 2,5% ao ano), a suína registrou incremento inferior a 9% (média pouco superior a 1% ao ano).

Com a Peste Suína, a diferença se ampliou de forma significativa. Assim, aceitas as projeções do USDA, enquanto o aumento de produção acumulado pela carne de frango supera os 31%,a carne suína encerra 2021 com expansão, em uma década, inferior a 1%. Mais exatamente tende a produzir, com pequena diferença, o mesmo volume registrado 10 anos atrás.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Analista projeta perda nas exportações de carne de frango entre 15% a 20% por caso de gripe aviária no Brasil Analista projeta perda nas exportações de carne de frango entre 15% a 20% por caso de gripe aviária no Brasil
China suspende compra de carne de frango do Brasil por gripe aviária em granja comercial, diz CNN China suspende compra de carne de frango do Brasil por gripe aviária em granja comercial, diz CNN
Governo do Rio Grande do Sul: Foco de Influenza Aviária é confirmado no RS
Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Suínos/Cepea: preços médios do suíno vivo e da carne suína apresentaram leve queda em abril
Frango/Cepea: Competitividade sobe frente à carne suína, mas cai para bovina