Bulgária abate mais de 160 mil patos após surto de gripe aviária

Publicado em 08/02/2021 09:34

A Bulgária vai abater mais de 160.000 patos após um surto de gripe aviária em duas fazendas de patos, disseram autoridades veterinárias.

O surto ocorreu em duas fazendas do mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde a doença foi relatada em uma fazenda com mais de 99.000 galinhas poedeiras esta semana.

A Agência de Segurança Alimentar disse que não havia ligação tecnológica entre as granjas de patos e a granja e apelou aos fazendeiros da região para manter seus rebanhos e aves de quintal dentro de casa.

“Estaremos abatendo os patos e continuaremos com o abate das galinhas”, disse Ivan Yordanov, chefe da unidade regional da Agência de Segurança Alimentar. “Isso é preocupante, são grandes perdas econômicas”, disse ele à rádio nacional BNR.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outras partes da Europa nos últimos meses, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação resultaram em abates extensivos para conter a disseminação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos