Ovos: poder de compra significativamente abaixo do ano passado

Publicado em 04/02/2021 08:16

Neste início de fevereiro os produtores de ovos comerciais vão conseguindo melhorar preços e diminuir um pouco mais a enorme diferença para o custo de produção.

Sem poder contar com informações sobre custo de produção, o acompanhamento de preços da caixa de ovos brancos em comparação com as matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel avícola - milho e farelo de soja - contribuem com essa constatação.

Enquanto neste início de fevereiro o preço médio da caixa de ovos obteve aumento de 14% sobre o mesmo período do ano passado, o milho apresenta expressivo aumento de 56,5% e o farelo de soja de exorbitantes 119%.

O significado disso é uma queda relevante no poder de compra do produtor de ovos: enquanto em 2020 a comercialização de uma caixa de ovos possibilitava adquirir 98,4 kg de milho e 66,4 kg de farelo de soja, neste ano adquire apenas 71,7 kg de milho e 34,5 kg de farelo de soja.

Como são os itens de maior peso no custo de produção, é certo que será preciso grande esforço e valorização de preços para que os avicultores de postura comercial consigam recuperar a saúde financeira de suas empresas.

Leia Mais:

+ Fevereiro inicia com preço do ovo 8,8% maior do que valor praticado no final de janeiro

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano