Ovos: poder de compra significativamente abaixo do ano passado

Publicado em 04/02/2021 08:16

Neste início de fevereiro os produtores de ovos comerciais vão conseguindo melhorar preços e diminuir um pouco mais a enorme diferença para o custo de produção.

Sem poder contar com informações sobre custo de produção, o acompanhamento de preços da caixa de ovos brancos em comparação com as matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel avícola - milho e farelo de soja - contribuem com essa constatação.

Enquanto neste início de fevereiro o preço médio da caixa de ovos obteve aumento de 14% sobre o mesmo período do ano passado, o milho apresenta expressivo aumento de 56,5% e o farelo de soja de exorbitantes 119%.

O significado disso é uma queda relevante no poder de compra do produtor de ovos: enquanto em 2020 a comercialização de uma caixa de ovos possibilitava adquirir 98,4 kg de milho e 66,4 kg de farelo de soja, neste ano adquire apenas 71,7 kg de milho e 34,5 kg de farelo de soja.

Como são os itens de maior peso no custo de produção, é certo que será preciso grande esforço e valorização de preços para que os avicultores de postura comercial consigam recuperar a saúde financeira de suas empresas.

Leia Mais:

+ Fevereiro inicia com preço do ovo 8,8% maior do que valor praticado no final de janeiro

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
undefined