República Tcheca fecha mercado e determina confinamento de aves devido à gripe aviária

Publicado em 26/01/2021 15:03

O Ministério da Agricultura tcheco fechou na terça-feira os mercados de aves e exposições e proibiu os fazendeiros de manter os bandos de aves do lado de fora após a detecção de novos casos de gripe aviária no sul do país.

Veterinários confirmaram a gripe aviária H5N8 em sete patos e cisnes selvagens perto da cidade de Ceske Budejovice e no distrito de Pisek, ao sul de Praga, somando-se aos casos anteriores em cisnes selvagens e em um rebanho de aves domésticas detectado na semana passada.

O ministério disse que também está colocando limites na movimentação de aves e na venda de aves de grandes fazendas registradas para pequenos criadores.

A proibição de manter bandos de fora se aplica a bandos registrados de maior porte. O ministério exortou todos os tratadores a se certificarem de que os bandos não entrem em contato com pássaros selvagens.

A gripe H5N8 é letal para as aves, mas não é conhecida por ser transmissível aos humanos. Tem se espalhado rapidamente na Europa, colocando a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos