Filipinas quer estipular preço máximo para carne suína e de frango na capital

Publicado em 26/01/2021 10:40

As Filipinas estão considerando um limite para os preços de carne suína e de frango em meio ao aumento dos custos na região da capital, disse o secretário de Agricultura, William Dar.

O departamento de agricultura pediu ao presidente Rodrigo Duterte que estabeleça o preço máximo da barriga de porco em 300 pesos (US $ 6,24) por quilo, e do frango em 160 pesos por quilo na região de Manila por 60 dias, disse Dar em uma entrevista coletiva na segunda-feira.

Os preços da carne suína quase dobraram para até 450 pesos por quilo em 22 de janeiro em comparação com o ano passado, enquanto o custo do frango aumentou ligeiramente para até 200 pesos por quilo, de acordo com os últimos dados da agência.

Dar disse que também pediu à Comissão de Concorrência das Filipinas para investigar possíveis práticas anticompetitivas. Há oferta suficiente, mas os traders podem estar manipulando os preços, disse ele.

O país do sudeste asiático planeja triplicar as importações de carne suína, já que a peste suína africana reduziu a oferta e elevou os preços. O vice-governador do banco central, Francis Dakila, disse na semana passada que o aumento dos preços ao consumidor pode permanecer acima do ponto médio de uma meta de 2% -4%. Os dados mais recentes da inflação devem ser divulgados em 5 de fevereiro.

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia