No IPCA de 2020, peso do frango e do ovo foi menor que o de outras proteínas animais

Publicado em 13/01/2021 08:47

Mais pela imposição dos custos do que, propriamente, pelas condições de mercado, em 2020 os dois produtos básicos da avicultura, frango e ovo, registraram evolução de preço bem superior à inflação oficial. Pelo IPCA do IBGE, o período foi encerrado com uma inflação anual de 4,52%, enquanto o grupo “aves e ovos” registrou mais que o triplo desse índice.

Porém, o peso dos produtos avícolas no IPCA do ano foi bem menor que a de outras proteínas de origem animal, inclusive do leite e seus derivados, com evolução média anual de 16,84%. Pois, no grupo “aves e ovos” o aumento acumulado no ano somou 14,47%, enquanto, por exemplo, o da carne suína foi de 29,63% e o do corte bovino acém foi de 20,75%..

Notar, de toda forma, que o aumento maior no grupo “aves e ovos” foi do frango inteiro (+17,16%). Ou seja: os aumentos registrados pelo frango em pedaços (+14,08%) e, principalmente, pelos ovos (+11,42%) ficaram abaixo da média do grupo.

No caso dos ovos, chama a atenção o fato de, em três Regiões Metropolitanas (Salvador, Belo Horizonte e São Paulo), o aumento anual ter ficado aquém dos 10%. E a situação mais gritante, entre os três, é a de BH: aumento acumulado no ano de 2,41%, cerca de metade da inflação do período.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia