Surtos de gripe aviária se espalham para mais estados na Índia

Publicado em 11/01/2021 10:58

O número de estados indianos que notificam surtos de gripe aviária aumentou para sete depois que Haryana e Gujarat confirmaram casos positivos entre aves domésticas e selvagens, de acordo com um comunicado do governo.

A doença também foi encontrada em Kerala, Rajasthan, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh e Uttar Pradesh, disse o Ministério da Pesca, Pecuária e Laticínios em um comunicado na noite de domingo. Os resultados laboratoriais de algumas amostras de Delhi e Maharashtra ainda são aguardados, acrescentou.

Enquanto isso, o Press Trust of India relatou na segunda-feira que casos de gripe aviária foram confirmados em Maharashtra e Delhi .

Os surtos no segundo maior produtor de ovos do mundo podem vir como mais um golpe para a indústria avícola do país, que estava se recuperando depois que os preços despencaram no início deste ano devido às especulações das mídias sociais de que as galinhas poderiam espalhar o coronavírus. A indústria de US $ 14 bilhões, direta ou indiretamente, emprega 5 milhões de pessoas e apóia 25 milhões de produtores.

O governo federal pediu às autoridades locais que aumentem a vigilância em torno de corpos d'água, mercados de aves vivas, zoológicos e granjas avícolas, e garantam o descarte adequado das aves mortas, disse o comunicado .

As preocupações com a disseminação da doença provavelmente afetarão as empresas avícolas em todo o país nos próximos dois a três trimestres, disse a ICICI Securities Ltd. em nota na semana passada. O consumo de produtos avícolas, como frango e ovos, pode diminuir, enquanto a demanda por ração também pode ser afetada, disse o relatório.

As ações da Venky's India Ltd. , que relatou cerca de metade de sua receita com vendas de aves em 2019-20, caíram 2,8%, enquanto a Godrej Agrovet Ltd. caiu 1,5%.

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia