Lar assume operações em planta de aves e rações da Copagril, no Paraná

Publicado em 05/01/2021 13:32

Nesta semana a Cooperativa Lar Agroindustrial iniciou oficialmente a a tomada das operações na planta processadora de aves e fábrica de rações da Copagril, localizadas, respectivamente, em Marechal Cândido Rondon e Entre Rios, no Paraná. O anúncio oficial do acordo de intercooperação estratégica havia sido feito ainda em novembro de 2020, já prevendo o início da transição para a primeira semana de janeiro deste ano. 

De acordo com o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, as tratativas para que o acordo fosse firmado duraram cerca de um ano, e a previsão é de que haja expansão na área avícola e modernização na fábrica de rações. 

"O que a Lar mais precisa é de gente para trabalhar. Já são nesta unidade 2,150 funcionários e este quadro deve ser ampliado, pois há um horizonte para expansão. Agora, somando a unidade da Lar em Medianeira, temos 20.500, somos a cooperativa que mais emprega no Brasil", disse. 

Rodrigues aponta que há um horizonte de expansão, tanto para a planta processadora de aves quanto para a de rações. No caso do frigorífico, o quadro funcional que já existe será mantido e mais funcionários serão contratados, ainda com a possibilidade de estender o abate aos sábados. "Assim, é possível aumentar os abates em 20%. Há também a sinalização de prosutores que querem entrar na atividade e de avicultores que já atuam no setor para se associar", disse. 

No caso da indústria de rações, Rodrigues explica que, de imediato, o investimento será de R$ 40 milhões, com a colocação de duas máquinas para peletização de rações. Estas máquinas, conforme o diretor-presidente da Lar explica, seriam utilizadas na unidade de Medianeira, mas serão alocadas em Entre Rios. "Posteriormente, outras máquinas serão colocadas na unidade da Lar". 

Leia Mais:

+ Copagril confirma venda da unidade industrial de aves e da fábrica de rações à Lar

 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia