UFs exportadoras de carne de frango nos 11 primeiros meses de 2020

Publicado em 23/12/2020 09:49

Na tabela abaixo a situação de 22 Unidades Federativas brasileiras que exportaram carne de frango entre janeiro e novembro de 2020. O quadro permanece o mesmo de meses anteriores, com os três estados do Sul liderando as atividades exportadoras, respondendo por 80% do volume embarcado e gerando, praticamente, o mesmo índice de receita cambial.

Estranhos ao setor sem dúvida estranharão o fato de, frente a uma redução nacional de volume de apenas 1% nesses 11 meses, Santa Catarina vir registrando queda de 25%, enquanto aumentos superiores a 30% são apontados em UFs como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Tanto aumentos como reduções – é sempre oportuno explicar – são apenas contábeis, resultando de uma confusa sistemática de apropriação de dados ocorrida no biênio 2018/19, período de transição (e adaptação) da SECEX do MDIC para o ME.

Prova disso é encontrada na atual participação de Santa Catarina no total exportado pelo Brasil: 23,46%. Pois esse índice é praticamente o mesmo de 2017, ano em que as exportações catarinenses responderam por 23% do total exportado naquele ano. Em 2018 e 2019 essa participação girou em torno de 30% do total, revelando distorção na contabilização dos dados.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia