Produção de ovos tem 9,1% de crescimento em 2020 e projeção de 5% para 2021

Publicado em 16/12/2020 11:39

A produção de ovos no Brasil fecha o ano de 2020 com uma alta de 9,1%, segundo dados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. Ricardo Santin, presidente da ABPA e do IOB, apresentou o panorama da produção de ovos do ano de 2017 a 2020. Tanto a produção, quanto o consumo per capta tiveram aumentos consideráveis. Confira no gráfico:

O crescimento da produção foi praticamente todo absorvido pelo mercado interno, pois, as exportações tiveram uma queda de -31,2% com relação ao ano anterior.

As projeções são otimistas para 2021

Mesmo com um cenário de altos custos de produção, a ABPA considera que a produção de ovos no Brasil deverá manter o ritmo de crescimento, com 5% superior a 2020.  O consumo per capta de ovos também deve seguir em crescimento, chegando aos 265 ovos, uma alta de 6% em relação a 2020.

“Para o próximo ano, o produtor de ovos continuará vencendo todas as adversidades, superando todos os desafios, contribuindo para o crescimento econômico do nosso país e, principalmente, produzindo a proteína mais acessível e mais completa. O ovo é um alimento que faz bem para a saúde e, em tempos de pandemia, colabora no aumento da imunidade”, finaliza Ricardo Santin.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

 

Fonte: Instituto Ovos Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia