Ovos: em novembro o produtor de ovos obteve melhora na relação com o varejo

Publicado em 16/12/2020 08:10

A divulgação da pesquisa mensal da Fundação Procon em convênio com o Dieese referente o mês de novembro indica que a cesta básica apresentou aumento de 3% enquanto o grupo dos alimentos atingiu índice positivo um pouco superior, de 3,7%.

A dúzia de ovos no comércio varejista apresentou aumento de 10,4% e 15,8% sobre os recebidos em outubro último e novembro do ano passado, respectivamente. Por sua vez, o produto apresentou evolução muito mais significativa na base de produção, de 17,4% sobre outubro último e de quase 40% sobre novembro de 2019.

O significado disso foi um produtor de ovos elevando a participação para quase 42% do valor recebido no varejo, o segundo melhor do ano junto com fevereiro e equivalendo a uma melhora de 2,5 pontos percentuais no mês. Já na comparação com novembro do ano passado o incremento é de 7,2 pontos percentuais já que naquele momento a relação atingiu apenas 34,7%.

Em dezembro ao contrário do histórico do período, a primeira quinzena apresentou retrocessos em vez dos esperados aumentos na base de produção. Resta saber se o consumidor será beneficiado com preços ainda mais favorecidos. A princípio, o índice de participação tende a apresentar involução.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia