Entre as carnes exportadas em 2020, a de frango perde em volume, preço e receita

Publicado em 16/12/2020 08:08

Computadas as exportações de carnes dos 11 primeiros meses do ano, apenas a carne de frango registra resultados inferiores aos de idêntico período de 2019. No volume, no preço e, por decorrência, também na receita cambial.

Os dados são do MAPA e coligidos a partir das informações da SECEX/ME. Apontam que, entre janeiro e novembro, o volume de carne de frango exportada recuou 1% e totalizou 3,755 milhões de toneladas, 55% do total de carnes exportadas pelo País neste ano.

Se em volume há uma quase estabilidade, no preço a queda foi mais incisiva – de 13,27%, fazendo com que a receita cambial do período recuasse pouco mais de 14%.

Com esse desempenho, a participação da carne de frango na receita total recuou para 35%, sendo superada, de longe, pela receita cambial da carne bovina, cujo valor registrado – perto de US$7,739 bilhões – vem representando praticamente a metade da receita das carnes em 2020.

Em outras palavras, a carne bovina registra desempenho oposto ao da carne de frango, pois enquanto a receita desta recuou 14%, a da carne bovina aumentou quase 14%. Efeito de um aumento de 9% no volume exportado e de cerca de 4,5% no preço obtido internacionalmente.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia