Gripe aviária: França registra 5ª fazenda com surto da doença

Publicado em 15/12/2020 10:07

O Ministério da Agricultura da França informou que cinco fazendas de criação de aves foram afetadas pelo vírus H5N8 da influenza aviária: três fazendas de patos gordos de Landes em Benesse-Maremne, Saint-Geours-de-Maremne e Angresse; uma criação de patos magros em Vendée em Saint-Maurice-des-Noues e uma criação de patos moscovis em Deux-Sèvres em Saint-Sauveur-sur-Bressuire.

Todas as aves dessas fazendas foram abatidas sem demora ou, nas mais recentes, estão sendo abatidas. Foram estabelecidas zonas de proteção (3 km) e vigilância (10 km) em torno dos focos, dentro das quais o movimento de aves é proibido e as medidas sanitárias rigorosas devem ser observadas. A rastreabilidade dos movimentos a montante e a jusante de fazendas infectadas permite identificar tanto os fatores de risco quanto outras fazendas potencialmente expostas, nas quais são coletadas amostras para a busca do vírus.

Os serviços veterinários dos serviços interessados ​​são plenamente mobilizados, sob a coordenação da Direcção-Geral da Alimentação e com o apoio dos laboratórios de análises departamentais, ANSES e da Escola Nacional de Veterinária de Toulouse. Os setores de avicultura estão presentes junto aos serviços do Estado para implementar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação da doença.

Além disso, dois novos casos de gripe aviária foram confirmados em aves selvagens encontradas mortas: um ganso-craca em Calvados e outro em Morbihan. Uma zona de controle temporário foi criada em torno dos locais onde os cadáveres foram encontrados.

Lembrando que as medidas de proteção e biossegurança a serem respeitadas tanto pelos profissionais quanto pelas pessoas físicas (quintal) estão disponíveis neste link .

Como um lembrete, a gripe aviária não é transmissível aos humanos através do consumo de carne de frango, ovos, fígado gorduroso e, mais geralmente, qualquer produto alimentar.

Fonte: Min. da Agricultura da França

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia