China lançará futuros de suínos na bolsa de Dalian no próximo mês

Publicado em 11/12/2020 13:18 e atualizado em 12/12/2020 07:42

O regulador de valores mobiliários da China disse na sexta-feira (10) que os futuros do suíno seriam listados na Dalian Commodity Exchange em 8 de janeiro, quando o maior produtor de carne suína do mundo finalmente finalizou um contrato de commodities que foi discutido por mais de uma década.

A Comissão Reguladora de Valores da China, que anunciou a data de lançamento em um breve comunicado em seu site, aprovou a listagem em abril, enquanto a China buscava reanimar sua economia após o surto de coronavírus e diminuir a volatilidade no mercado altamente cíclico de carne suína.

O lançamento na bolsa de Dalian, que já abriga outros futuros de commodities agrícolas, como soja e arroz, fará com que a China se torne o segundo mercado do mundo a negociar futuros de suínos vivos, depois dos Estados Unidos.

A China abriga cerca de metade dos suínos do mundo, produzindo cerca de 50 milhões de toneladas por ano de carne de porco, que é um alimento básico da culinária chinesa.

No entanto, os suinocultores chineses enfrentam um mercado volátil - principalmente após a chegada da peste suína africana em 2018 matou milhões de suínos e fez com que o preço da carne suína atingisse altas recordes - e alguns disseram que receberiam um contrato futuro como ferramenta de hedge.

Os preços da carne suína na China caíram 12,5% em novembro no comparativo anual, de acordo com o índice oficial de preços ao consumidor divulgado no início desta semana, com o país repondo seus estoques de suínos após o surto de peste suína.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade