Surto de gripe aviária no Japão piora e abates batem recorde

Publicado em 10/12/2020 08:54

Um surto de gripe aviária no Japão piorou na quinta-feira (10) com fazendas em mais duas prefeituras abatendo frangos, registrando recorde no abate de aves, enquanto o governo ordena a desinfecção de todas as granjas.

A gripe aviária altamente patogênica, um subtipo H5 provavelmente trazido por aves migratórias do continente asiático / europeu, se espalhou para oito das 47 prefeituras japonesas.

Embora as autoridades digam que não é possível que as pessoas contraiam a gripe aviária a partir de ovos ou carne de aves infectadas, eles estão preocupados com o vírus fazendo uma “espécie de salto” para os humanos e causando uma pandemia como o novo coronavírus.

Todas as fazendas no Japão foram obrigadas a desinfetar e verificar os regimes de higiene, bem como garantir que as redes para impedir a entrada de aves selvagens sejam instaladas de maneira adequada, disseram funcionários do Ministério da Agricultura do país asiático à Reuters.

O número de aves abatidas, de 2,36 milhões antes dos dois últimos surtos, superou o recorde anterior de 1,83 milhão abatidas no ano iniciado em abril de 2010.

O governo pede vigilância extra devido ao crescente número de infecções em casa e na Europa, que está à beira de um surto.

O pior surto no Japão desde pelo menos 2016 começou no mês passado na prefeitura de Kagawa, na ilha de Shikoku.

Nos últimos casos, o vírus foi confirmado em uma fazenda de postura na cidade de Kinokawa, na prefeitura de Wakayama, disse o Ministério da Agricultura japonês em seu site.

Três granjas de frangos na prefeitura de Oita, na ilha de Kyushu, também relataram surtos.

Mais de 130.000 frangos nas fazendas em Oita e Wakayama serão abatidos e enterrados.

Os últimos abates significam que quase 2,5 milhões de frangos terão sido abatidos desde o início do surto. O Japão suspendeu as importações de aves de sete países, incluindo a Alemanha.

O Japão teve uma população de frangos de corte de 138 milhões de cabeças no ano passado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade