Avicultura de postura italiana “adota” sexagem in ovo

Publicado em 03/12/2020 08:21

A Assoavi, principal entidade de classe dos produtores avícolas italianos anunciou ontem, 2, que – em atenção a apelo da ONG Animal Equality, defensora do bem-estar animal – decidiu adotar a sexagem in ovo na produção de pintainhas de postura. De acordo com a associação, a medida deve evitar o sacrifício anual de 25 milhões de pintos machos.

Os italianos não estão sozinhos. Produtores da Alemanha, França e Holanda, pressionados sobretudo por entidades defensoras dos animais, também já declararam ter aderido ao sistema de sexagem in ovo. O problema é que, a despeito das várias pesquisas em realização em diversos países europeus, não se conseguiu, até agora, desenvolver processo, sistema ou equipamento capaz de atender às necessidades da avicultura produtora de ovos.

A despeito da adesão formal ao pleito da Animal Equality, o empresário Gian Luca Bagnara, presidente da Assoavi, observa que o sistema de sexagem in ovo será disponibilizado aos avicultores italianos o mais rápido possível, “assim que esteja comercialmente disponível e seja não só aplicável, mas também economicamente viável”.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado