Ovo x Milho: produtor de ovos melhora seu poder de compra no mês de novembro

Publicado em 03/12/2020 08:16

Em novembro o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorizações de 17,4% sobre outubro último e de quase 40% na comparação com novembro do ano passado. A saca de milho, por sua vez, obteve alta de quase 10% na comparação mensal e de expressivos 76,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Com índice de valorização mensal um pouco mais relevante na comercialização da caixa de ovos a relação de troca entre os produtos foi mais favorável aos avicultores que melhoraram seu poder de compra em relação a outubro.

Assim, enquanto em outubro foram necessárias 16,5 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em novembro essa quantidade caiu para 15,4 caixas, significando melhora de 7% no poder de compra do produtor de ovos. Entretanto, a perda atinge 21% na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 12,1 caixas para adquirir o mesmo volume de milho.

Já na comparação com a média histórica de novembro dos últimos 10 anos quando a relação de troca atingiu cerca de 12,3 caixas, a perda na capacidade de aquisição do grão alcançou 20%.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de dezembro apontam uma relação de troca próxima de 14 caixas, o que significa nova melhora mensal no poder de compra do produtor de ovos, porém, ainda bem distante dos alcançados no ano passado e na média histórica.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado