Desempenho do frango abatido em novembro e nos 11 primeiros meses de 2020

Publicado em 30/11/2020 08:13

A escalada de preços iniciada pelo frango abatido prosseguiu também em novembro, mas, agora, de forma mais moderada que nos cinco meses anteriores. Em setembro e outubro, por exemplo, o incremento em relação ao mês anterior foi de, respectivamente, 13,27% e 5,56%. Neste mês ficou em 3,90%, indício de que se está chegando a um ponto de equilíbrio.

Considerados os custos, é cedo para que isso aconteça. Pois ainda que a média atual corresponda a uma variação anual ligeiramente superior a 20%, os custos de produção subiram mais que o dobro (em outubro, variação anual de 44% pelo último levantamento da Embrapa Suínos e Aves; em novembro corrente, esse índice deve subir bem mais).

A questão, aqui, é que o mercado final dá seus primeiros sinais de exaustão. Tanto que, após obterem altas expressivas até meados da primeira quinzena, os preços do suíno vivo e do boi em pé apresentaram forte recuo – porque, em essência, tornou-se difícil repassar ao consumidor as altas até aqui registradas. E o avanço do frango vem sendo sustentado pela competitividade frente às outras duas carnes.

Isso, claro, não significa que os preços venham a retroceder. O início de novo mês e o período de Festas devem dar alento à comercialização, garantindo que em dezembro ocorra a superação da cotação neste mês registrada e se obtenha novo recorde.

Mesmo isso, porém, não deve alterar de forma significativa o preço médio registrado neste ano, afetado de maneira substancial pelas ocorrências em torno da Covid-19. Até aqui, novembro, o preço médio do frango em 2020 (R$4,58/kg) se encontra menos de 10% - ressalte-se: menos de 10%! – acima da média registrada em 2019 (R$4,18/kg). E (retomando novamente o levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves) até o outubro o custo médio de produção de 2020 se encontrava 22,5% acima do registrado nos mesmos 10 meses do ano passado.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado