Surto de gripe aviária no Japão se espalha para fazenda; já são 3 locais atingidos

Publicado em 26/11/2020 11:54

A gripe aviária foi detectada em um terceiro distrito do Japão, disse o Ministério da Agricultura, enquanto uma onda de infecções em fazendas avícolas desencadeia o pior surto do país em mais de quatro anos.

A gripe aviária foi descoberta em uma fazenda de ovos na cidade de Awaji, na prefeitura de Hyogo, a oeste de Tóquio, perto da prefeitura de Kagawa, onde as primeiras infecções foram descobertas em aves no início deste mês, disse o ministério em seu site.

As 146.000 galinhas da fazenda Hyogo serão abatidas e enterradas, enquanto o movimento em um raio de 3 km (1,8 milhas) ao redor da fazenda será restrito.

A nova ação significa que mais de 1,8 milhão de frangos terão sido abatidos desde o início do último surto.

O governo disse na quarta-feira que detectou um surto de gripe aviária em uma granja no sudoeste da prefeitura de Fukuoka, somando-se aos oito já registrados na prefeitura de Kagawa, a oeste de Tóquio.

O último surto de gripe aviária no Japão foi em janeiro de 2018, também na prefeitura de Kagawa, quando 91.000 frangos foram sacrificados.

O último grande surto ocorreu entre novembro de 2016 e março de 2017, quando um total de 1,67 milhão de frangos foram abatidos devido à cepa H5N6 da gripe aviária.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado