CNA debate importância da proteína animal na nutrição

Publicado em 25/11/2020 10:36

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (24), uma live sobre a importância da proteína animal no equilíbrio nutricional humano.

O encontro foi moderado pela coordenadora de produção animal da CNA, Lilian Figueiredo, e teve como debatedoras a idealizadora do movimento #bebamaisleite, Flávia Fontes, e a embaixadora da dieta carnívora no Brasil, Jade Soller.

“É um assunto que desperta muito interesse das pessoas e cercado de mitos. Queremos incentivar uma alimentação saudável baseada no consumo de proteínas de origem animal e destacar a importância delas para o nosso organismo e bem-estar”, disse Lilian.

Jade Soller explicou que a dieta carnívora é aquela em que o consumo de alimentos está baseado em produtos de origem animal. Segundo ela, os principais benefícios são a riqueza nutricional, a alta disponibilidade de nutrientes e a eliminação de antinutrientes.

Conforme Jade, o baixo consumo de proteínas causa metabolismo lento, problemas para perder peso e na construção de massa muscular, baixos níveis de energia, dor muscular, nos ossos e articulações, além da baixa imunidade. Para evitar esses e outros problemas, ela recomendou o consumo de proteínas animais.

A idealizadora do movimento #bebamaisleite conta que a ideia do projeto surgiu há quatro anos, quando ela se tornou mãe e percebeu as desinformações em relação aos benefícios do consumo de leite e derivados, o que provocava a redução no consumo das crianças. O objetivo da iniciativa é defender os lácteos como parte de uma dieta saudável, baseado em informações científicas.

Flávia Fontes também destacou a diversificação de produtos para os intolerantes e alérgicos a leite no mercado. De acordo com ela, a intolerância à lactose é provocada pela ausência dessa enzima, enquanto os outros têm alergia à proteína da vaca, geralmente crianças. Para isso, foi criado um selo, em parceria com a CNA, que identifica produtos que contém apenas a caseína A2, indicados para pessoas com alergia à caseína A1.

Durante a live foi ressaltada, ainda, a importância do consumo de proteínas de origem animal associado a grãos e vegetais para uma dieta equilibrada. Na opinião da coordenadora de produção animal da CNA, uma alimentação saudável deve ser baseada em "comida de verdade", ao invés de produtos ultraprocessados e ultra-refinados.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado