Desempenho do ovo, na granja, na 47ª semana de 2020

Publicado em 23/11/2020 08:58

Na semana passada (47ª semana, 15 a 21 de novembro) com disponibilidades de ovos mais ajustadas na base de produção, mesmo o mercado adentrando o período da segunda quinzena onde começa a haver certo esmorecimento no consumo do produto, os produtores pressionaram e conseguiram novo reajuste no segundo de negócios. Depois, os preços seguiram inalterados até o encerramento da semana, em que o mercado já começou a apresentar um ambiente de negócios mais disputado e com os compradores pressionando por melhores condições de comercialização tendo como justificativa a necessidade de realizar promoções para melhorar a saída do produto.

Por ora, o preço médio acumulado em novembro apresenta índices positivos de 15,6% e 37,5% sobre os alcançados no decorrer de outubro último e novembro do ano passado, respectivamente. De toda forma, embora obtenha índice mensal um pouco superior aos alcançados pelo milho e farelo de soja, na comparação com novembro do ano passado a diferença é gritante, o milho indicando aumento de quase 78% e o farelo de soja 112,6%. E o significado disso é um custo de produção bem acima dos preços recebidos. Não apenas em novembro, mas na maioria do ano.

A semana atual (48ª semana, 22 a 28 de novembro) adentra o terceiro decêndio do mês, período que não traz grandes expectativas para os negócios por encontrar o consumidor exaurido financeiramente. Com isso, é possível que aumente a pressão dos compradores na tentativa de obterem preços mais vantajosos. Resta saber se, efetivamente, os produtores conseguirão sustentar os preços e isso passa, necessariamente, pelas disponibilidades existentes na base de produção.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado