Prefeitura de Kagawa, no Japão, abate 850.000 galinhas após surto de gripe aviária

Publicado em 20/11/2020 09:10

A prefeitura de Kagawa no Japão abaterá 850.000 frangos em duas granjas depois que o país detectou um surto de gripe aviária no início deste mês, disse o governo local em um comunicado na sexta-feira (20).

Esses serão o sexto e o sétimo casos de gripe aviária no oeste da prefeitura de Kagawa e o maior abate a ser feito desde que o primeiro surto de gripe aviária do país em mais de dois anos foi detectado em aves neste mês, um funcionário do prefeitura disse.

Frangos nas duas fazendas na cidade de Mitoyo deram positivo em um exame preliminar para a gripe aviária na quinta-feira, depois que as fazendas notificaram o governo municipal sobre um aumento no número de galinhas mortas.

O governo local disse que confirmou que a infecção era uma cepa altamente patogênica da gripe aviária H5 a partir de testes genéticos na sexta-feira.

A prefeitura já abateu cerca de 460.000 frangos nos últimos quatro casos, disse o oficial.

O último surto de gripe aviária no Japão ocorreu em janeiro de 2018, quando 91 mil galinhas em uma fazenda na cidade de Sanuki, também na prefeitura de Kagawa, foram abatidas devido à cepa H5N6 da gripe aviária, de acordo com o ministério da agricultura.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado