Frango vivo: mercado continua favorável, mas custo põe tudo a perder

Publicado em 20/11/2020 08:48

Excetuado o breve (mas, para o setor, incisivo) desvio de rota ocorrido na fase mais crítica do isolamento social imposto pela Covid-19, o frango vivo registra no ano comportamento muito idêntico ao de sua curva sazonal. E, ao contrário do observado um ano atrás – ocasião em que os preços permaneceram baixos e praticamente estáveis por todo o quadrimestre final do exercício – experimenta agora forte valorização.

Não se conclua, porém, que isso corresponda a grandes ganhos: o que ocorre é, apenas, a recuperação das perdas acumuladas na primeira metade do ano. Recuperação, entenda-se, em comparação à curva sazonal, não em relação aos ganhos econômicos.

Rememorando, nos seis meses iniciais de 2020 em apenas uma ocasião (junho) o valor médio registrado superou o da curva sazonal. Resultado: o preço médio do semestre ficou quase 3% aquém do apontado pela curva sazonal.

Já a partir de julho e especialmente em outubro e novembro corrente, os valores registrados distanciam-se da curva sazonal, alcançando em cinco meses (dados preliminares para corrente) valor médio quase 12 pontos percentuais superior ao da média sazonal.

Em novembro corrente o frango vivo tende a atingir valor quase 39% superior ao de um ano atrás, o que dá a impressão de grandes ganhos. No entanto, o acumulado nestes últimos 11 últimos meses não foge muito ao padrão: pela curva sazonal, o frango vivo registraria, a esta altura do ano, valor médio 6,29% superior à média registrada em 2019. Mas, na prática, seu ganho é de 10,52%, o que significa estar não mais que 4,23 pontos percentuais acima da curva sazonal.

Em suma, o mercado é favorável e os preços alcançados refletem essa situação, o que – considerado especialmente o ano pandêmico – poderia ser encarado como um desempenho ótimo para o setor. Mas os custos de produção enfrentados põem tudo a perder.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado