Carne de frango: até outubro, exportações para a China geraram mais de US$1 bilhão

Publicado em 19/11/2020 08:13

Mais de um quinto dos quase US$5 bilhões de receita cambial obtida pela carne de frango nos 10 primeiros meses de 2020 foi gerada por um único importador: a China, cujas compras no corrente exercício registraram aumento de receita de quase 12%, contribuindo de forma significativa para minimizar a queda de mais de 14% na receita total do produto.

Naturalmente, frente ao quadro global de abastecimento do produto, isso foi conseguido também graças a uma redução de preço. Tanto que o aumento de receita correspondeu, praticamente, à metade do acréscimo no volume.

De toda forma, o preço para a China apresentou recuo menor que em outros mercados. Assim, por exemplo, o volume destinado tanto à Arábia Saudita quanto ao Japão retrocedeu cerca de 6%, mas a queda de receita ficou próxima dos 20%, índice que denota maior redução no preço médio.

Analisados os dados contidos na tabela abaixo, conclui-se que o único importador a não registrar recuo de preço foi Hong Kong, pois, a despeito do menor volume (-19,37%), este apresentou recuo maior que o da receita (-17,92%). No extremo oposto – isto é, com a maior queda de preço – está a África do Sul: importou até agora 8% menos, mas a receita gerada recuou mais de 34%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado