Suécia abate 3.200 perus após descobrir gripe aviária na fazenda

Publicado em 18/11/2020 11:40

A Suécia abateu 3.200 perus depois de descobrir a gripe aviária, disseram as autoridades na quarta-feira, efetivamente interrompendo as exportações de aves do país para mercados fora da União Europeia por pelo menos três meses.

O massacre segue-se a uma série de surtos de gripe aviária na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

“Até agora, temos apenas uma fazenda infectada na Suécia, mas não sabemos quanto do vírus temos na fauna selvagem ... então, é claro, há o risco de outra fazenda ser infectada”, Katharina Gielen, um departamento chefe do Conselho de Agricultura da Suécia, disse à Reuters.

A doença, encontrada na região de Skane, no sul da Suécia, já havia matado cerca de 1.400 perus na fazenda antes do início do abate na terça-feira, disse ela.

A Alemanha disse que está considerando o abate de até 70 mil galinhas depois de ter encontrado o vírus em outra de suas granjas na terça-feira.

Outros casos foram relatados na França, Holanda, Dinamarca e Grã-Bretanha.

As autoridades suecas estão monitorando de perto outras fazendas na área em busca de sinais do vírus e pediram ao público para relatar avistamentos de aves mortas na natureza.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado