EUA: com China, importação de carne de frango dos “10 mais” sobe 8,4% no ano

Publicado em 18/11/2020 08:33

Entre janeiro e setembro de 2020, as exportações de carne de frango dos EUA aumentaram 3,71%.

Porém, esse índice sobe para quase 8,5% ao considerar-se apenas os 10 principais importadores do produto.

Graças à China, que nada importou em 2019 e, neste ano, já se coloca como o segundo maior importador da carne de frango norte-americana, respondendo por 8% das exportações totais do produto.

Aliás, é a China, somente, que vem assegurando o aumento das exportações de carne de frango dos EUA. Excetuados os 10 principais, os demais importadores reduziram suas compras em 3,5%. E, desconsiderado entre os “10 mais” o volume importado pela China, o resultado é uma redução de 5% em relação ao mesmo período de 2019.

Para simples comparação, a tabela abaixo mostra a participação dos 10 primeiros importadores de carne de frango dos EUA nas exportações brasileiras do produto.

Como se constata, apenas dois deles - China e África do Sul - se encontram entre os dez principais clientes do Brasil, na primeira e quinta posições, respectivamente. No grupo, o Brasil apenas não atende a Guatemala, enquanto as vendas para Taiwan têm sido mínimas (menos de uma tonelada).

Ainda entre os “top 10” dos EUA, seus dois vizinhos – México e Canadá – foram os países que mais reduziram as importações do Brasil (redução de 86% e 37%, respectivamente).

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)