Alemanha abate 16.100 perus após descoberta de gripe aviária em fazenda

Publicado em 16/11/2020 16:51

A Alemanha ordenou o abate de cerca de 16.100 perus depois que a gripe aviária foi encontrada em outra granja, disseram autoridades na segunda-feira.

A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma fazenda na ilha de Ruegen, no estado oriental de Mecklenburg-Vorpommern, disse a autoridade do governo local Landkreis Vorpommern-Ruegen.

Acredita-se que aves selvagens estejam espalhando a doença, com cerca de 23 casos de gripe aviária registrados em pássaros selvagens em Ruegen desde o final de outubro, disse a autoridade.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outros lugares da Europa nas últimas semanas, com aves selvagens também suspeitas de espalharem a doença.

Autoridades de saúde holandesas ordenaram em 10 de novembro o abate de 48 mil galinhas depois que a gripe aviária foi descoberta em uma fazenda na província de Groningen.

A Grã-Bretanha ordenou o abate de 13.000 aves em uma fazenda no noroeste da Inglaterra depois de detectar casos lá.

O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação exigiram extensos programas de abate para contê-los.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado