Ovo: evolução das matérias-primas aceleraram no segundo semestre

Publicado em 12/11/2020 09:06

Embora a caixa de ovos brancos apresente estabilidade momentânea, o preço recebido indica crescimento de 2,4% em relação a abertura do mês. Em relação ao informado para 1º de janeiro, o índice positivo alcança 16,4%, enquanto apresenta 32,8% de aumento sobre o recebido no mesmo dia do ano passado.

A saca de milho apontou pequenas acomodações nos últimos dias. Mesmo assim, embora apresente involução de 3,5% no decorrer de novembro, na comparação com a abertura deste ano e do mesmo período do ano passado, mostra índices positivos expressivos de 61,4% e 77,2%, respectivamente.

Já o Farelo de Soja, por sua vez, apresenta índices extremamente positivos e ainda mais expressivos de 5,8%, 104,5% e 119,3% sobre os apontados na abertura de novembro, abertura do ano e mesmo período do ano passado, respectivamente.

E a grande diferença entre os índices de evolução alcançados pelo produtor de ovos em comparação ao produtor de milho e farelo de soja já demonstram a grande problemática que envolve a atividade de postura comercial, dependente dessas duas matérias-primas.

Analisando a evolução mensal do preço médio dos produtos - tendo como base o valor recebido em novembro do ano passado - apenas em alguns meses o produtor de ovos conseguiu obter melhor evolução na comercialização do seu produto que as matérias-primas.

E isso causado por dois fatores preponderantes, o período religioso da Quaresma maximizado pelo isolamento domiciliar em função da pandemia do Coronavírus que, num primeiro momento, proporcionou grande demanda por ovos.

Entretanto, passado esse período, enquanto o ovo apresentava involução por vários meses consecutivos, o milho e o farelo de soja passaram a apresentar evolução que se tornaram mais aceleradas no decorrer do segundo semestre, se distanciando cada vez mais da obtida pelos avicultores e deixando a atividade na avicultura extremamente onerosa.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado