Presidente da Asemg é eleito novo coordenador da Câmara Técnica de Suinocultura

Publicado em 11/11/2020 15:51

Na última quarta-feira (04/11), o presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), João Carlos Bretas Leite, foi eleito por unanimidade, o novo coordenador da Câmara Técnica da Suinocultura de Minas Gerais. 

O Comitê faz parte do Conselho Estadual de Política Agrícola (CEPA), capitaneado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). “Assumo a coordenação da Câmara Técnica com o objetivo de trabalhar para um desenvolvimento ainda maior da nossa atividade. Tenho certeza que em conjunto com entidades e pessoas tão competentes e dispostas a se esmeraram em prol da nossa suinocultura faremos uma gestão eficiente ” comentou João Leite. 

A Câmara Técnica se reúne trimestralmente, a mesma é composta por entidades governamentais e privadas e tem por  objetivo debater interesses e necessidades do setor produtivo bem como auxiliá-lo em ações práticas a serem tomadas em defesa do mesmo.

Na pauta do dia estiveram os seguintes temas:  escolha de novo coordenador  e relator,  a situação da suinocultura em período de pandemia, a questão dos javalis em meio a cadeia, recomposição das cadeiras da Câmara Técnica e a tributação da energia gerada através de biodigestores. 

“Foi uma reunião bastante produtiva e focada. Entre os temas tratados, destaco a recomposição das cadeiras do Comitê, o qual foram inseridas, a pedido da ASEMG, as cooperativas ligadas à nossa atividade como a Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), Cooperativa dos suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) e a Cooperativa de Suinocultores de Patos de Minas (Suinco) Entendemos que discutir o setor sem a participação das mesmas é impossível ” explicou João.

Outro ponto de destaque foi a solicitação de isenção de ICMS no estado de Minas Gerais, relacionada aos projetos de micro ou minigeração distribuída, tal qual ocorre com a energia fotovoltaica. “Nós suinocultores produzimos energia de constante e de  qualidade através dos nossos biodigestores e desde o início do ano lutamos em parceria com a FAEMG e deputados ligados ao agro para a desoneração do ICMS das nossas contas. Creio que esta é uma ação política e extremamente necessária já que impacta diretamente o negócio do produtor e por isso solicitamos a discussão a pauta nesta reunião”, contou o presidente da ASEMG e coordenador da Câmara Técnica.

Válido informar que na quinta-feira , 05/11 o projeto de lei (PL 4054) foi aprovado em primeiro turno na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa e agora segue para votação em segundo turno. “ASEMG, SEAPA e FAEMG trabalham fortemente junto aos deputados ligados a cadeia para que a aprovação aconteça ainda este ano” comentou  o presidente da ASEMG.

Fonte: ASEMG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado