Pintos de corte: tendências de produção no trimestre final de 2020

Publicado em 11/11/2020 09:27

Nos primeiros 19 anos deste século (ou seja, entre 2001 e 2019) a produção brasileira de pintos de corte distribuiu-se ao longo do ano segundo os percentuais apontados no gráfico abaixo. Assim, na média do período, completaram os primeiros nove meses do ano respondendo por 74,27% do total anual, ficando a maior parcela trimestral – 25,73% - para o trimestral final do exercício (linha azul no gráfico)

Claro, isso não pode ainda ser aplicado à produção de 2020. Mas considerando que a produção deste ano, salvo justificáveis exceções, vem sendo muito similar à apontada pela curva histórica e supondo-se, por decorrência, que o volume produzido entre janeiro e setembro tenha correspondido àqueles 74,27% do total, tem-se, para o último trimestre do exercício a produção apontada pela linha pontilhada em vermelho. Ou seja: em outubro perto de 600 milhões de pintos de corte, em novembro, pouco mais de 550 milhões; e em dezembro, 590 milhões..

É um exercício apenas e, por isso, os resultados finais podem não condizer com os projetados. Notar, de toda forma, que até aqui a produção efetiva vem acompanhando muito de perto as médias dos últimos 19 anos e, portanto, é muito difícil que se fuja a esse comportamento no corrente trimestre.

Notar, a propósito, que a “fuga” mais significativa da curva média ocorreu em maio – não por culpa do setor produtivo, mas por imposição da semi-paralisação do mercado ocasionada pelo isolamento social. A recuperação, no entanto, foi rápida, tendo como elemento impulsionador a maior competitividade da carne de frango frente às carnes concorrentes.

Aceitas as presentes projeções, o volume anual de pintos de corte girará em torno dos 6,760 bilhões de cabeças, volume que tende a ser superado. Porque, como observou recente projeção do AviSite (vide “Pintos de corte: produção 4,5% maior nos nove primeiros meses de 2020”), esse volume é praticamente o mesmo registrado no terceiro trimestre. E, como mostra a experiência, o volume do último trimestre corresponde, em geral, ao recorde do ano.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado