Cenário das Exportações Avícolas RS e Brasil, outubro de 2020

Publicado em 11/11/2020 09:12

A avicultura de corte do RS exportou um total de 559 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e outubro deste ano, registrando crescimento de 19,9% comparado com volumes exportados no mesmo período do ano anterior. Em receita as exportações avícolas gaúchas atingiram um faturamento de US$ 758,5 milhões, registrando um crescimento de 4,1% também sobre igual período de 2019.

No comparativo outubro deste ano com outubro do ano passado, as exportações de carne de aves do RS registraram recuo de          - 8,1% em volumes, ou seja, 54,6 mil toneladas exportadas este ano contra 59,4 toneladas no ano passado e recuo de -21% em receita comparando outubro deste ano com mesmo mês do ano anterior.

“As  exportações de carne de frango e industrializados  do RS no montante apurado neste ano em volumes e receitas, é ainda resultado de recuperação do desempenho de anos anteriores, precisamos continuar evoluindo, é vital para o setor.  ”...comentou Eduardo Santos – Presidente Executivo ASGAV/SIPARGS.

A nível Brasil a avicultura exportou 3,4 milhões de toneladas de carne de frango de janeiro a outubro deste ano, registrando um avanço de 0,2% comparado com os mesmos meses de 2020 e no faturamento um recuo de -13% atingindo a faixa de US$ 5.066 bilhões.

Na análise da ASGAV, o comportamento das exportações gaúchas de carne de frango no período de janeiro à outubro deste ano, continua revelando recuperação das perdas de 2019, porém, com efeitos da pandemia, cotações de grãos e outros entraves, o setor está avaliando os rumos da produção, tanto de carnes quanto de ovos.

No setor de ovos a situação também remete para necessidade de revisão do plano de produção para atenuar os impactos do alto custo de produção.

O atual quadro mercadológico para carne de aves e ovos é delicado e enfrenta um movimento de aumento fora do normal de 99% no preço do milho e de 110% de aumento no preço do farelo de soja nos últimos 12 meses.

As exportações de ovos não seguem mesmo caminho da carne de frango e registram queda de -48,8% neste período apurado de 2020 comparado com o mesmo período do ano anterior, ou seja, 1.103 toneladas exportadas esse ano contra 2.155 toneladas de ovos exportadas no mesmo período de 2019, seguido por queda na receita cambial de -36%.

Fonte: Asgav

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado